NOVIDADES

27 MITOS E VERDADES SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA

23/11/2015

Dia 17 de novembro, é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Como você já deve saber a essa altura, o mês de novembro é internacionalmente dedicado à conscientização sobre a doença, que é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens.

Você sabe, por exemplo, que deveria estar deixando sua barba crescer em prol desse movimento, certo? Se não,confira aqui as regras oficiais do No Shave November. Inclusive, em muitos lugares o mês é chamado de Movember, que mistura moustache (barba) com november (logo do movimenti logo abaixo).

Aproveitando a data, o El Hombre pediu ao doutor Alex Meller, da Escola Paulista de Medicina, para explorar os 27 maiores mitos e verdades sobre o câncer de próstata, um assunto que, apesar de indigesto, é de extrema importância.

1# Afeta apenas homens velhos?
Não. Inclusive, os jovens são os pacientes que mais se beneficiam do tratamento.

2# É uma consequência natural do envelhecimento do homem?
Alguns autores acreditam que sim, pois em autópsias de pacientes com 40 anos, mais de 20% deles apresentavam um tumor assintomático. Se aumentarmos a faixa etária para 70 anos, o número sobe para 60%.

3# Se não tenho sintomas urinários, não tenho câncer?
Pelo contrário. O tumor prostático raramente dá sintomas, por isso devemos realizar check-up preventivo. O câncer sintomático geralmente é avançado.

4# Poucos brasileiros morrem dele? Em 2013 tivemos ao redor de 14 mil mortes no país, além de aproximadamente 69 mil casos novos. Não é um numero desprezível. Nos EUA representa 10% de todas as mortes por câncer.

5# Se meu PSA (marcador de tumor) está normal eu não preciso fazer o exame de toque? Mentira, pois o exame de toque pode dobrar a chance de detecção do câncer.

6# Se o exame de PSA der normal, isso significa que não tenho câncer? Não, ele pode estar em estado inicial e não ter sido detectado.

7# Se PSA for aperfeiçoado, ele poderá substituir o toque retal? Talvez outro marcador possa fazer esse papel. Mas no momento, ainda não.

8# O tratamento contra o câncer de próstata causa impotência? Os tratamentos, tanto cirúrgico como radioterápico, levam a algum grau de impotência, mas esse risco pode ser minimizado pela técnica cirúrgica e cuidados pós-operatórios. Difícil falar em estatísticas, pois ela depende do tratamento escolhido e da idade do paciente.

9# Todo homem precisa fazer os testes para diagnóstico do câncer de próstata? Sem dúvida.

10# O exame de próstata é 100% correto? Não. Infelizmente vivemos um momento de incerteza em relação ao PSA e à rotina de check up, mas os estudos têm demonstrado que estamos no caminho certo. Apenas exageramos um pouco na dose de cuidado nos últimos 20 anos.

11# Todo homem precisa fazer o exame de toque? Sim, é verdade.

12# O exame de toque dói? Normalmente não. O desconforto se origina da dilatação do esfíncter anal ou músculo do assoalho pélvico. Quanto mais tenso o paciente estiver antes do exame, mais incômodo ele apresentará.

13# Mesmo sem indício de câncer, é preciso continuar fazendo os exames anualmente? Sim, mas a sociedade americana está propondo uma mudança para bianual.

14# É preciso fazer uma biópsia para confirmar o câncer de próstata? Sim.

15# Câncer de próstata tem cura? Sim, dependendo do estágio da sua detecção e do tratamento realizado

16# Câncer de próstata é hereditário? Pacientes com antecedente familiar apresentam 2,5 vezes mais chances de apresentar o tumor. A chance aumenta conforme aumenta o número de casos na família.

17# Stress, depressão e outros problemas psicológicos podem causar o câncer ou agravar a doença? Não há evidencia científica.

18# Uma dieta inadequada pode ser responsável pelo desenvolvimento dele? Sim, especialmente baseada em gorduras saturadas.

19# Um nódulo na próstata é necessariamente um câncer? Não, apenas 30% deles são câncer.

20# Todo tumor é um câncer?
Na linguagem técnica, tumor significa aumento, podendo ser considerado benigno ou maligno.

21# Após o tratamento, há de fato o período de cinco anos para garantir que a pessoa não terá mais a doença? Para o câncer de próstata, esse período é de 15 anos.

22# É verdade que quando um câncer aparece novamente, a doença já não tem cura?  Normalmente sim, pois significa disseminação na corrente sanguínea.

23# Alimentos podem prevenir o câncer de próstata? Se sim, quais? Substancias como o selênio (castanha do pará), licopenos (tomate, beterraba, cenoura) e zinco apresentam trabalhos com resultados controversos.

24# O álcool é fator de risco para o câncer de próstata? Não, isso é apenas uma lenda.

25# É verdade que o câncer é contagioso? Nunca.

26# O cigarro pode causar o câncer de próstata? Não há evidência, apesar de trabalhos já tentarem relacionar.

27#  Um tumor pode ser causado por um trauma, por exemplo, uma pancada na próstata? Jamais.

Fonte: DR. ALEX MELLER (Urologista e professor da Escola Paulista de Medicina.) 

http://www.elhombre.com.br

prostata

câncer

lifan

azul

novembro



Imagens para Download


MAIS RECENTES

01/12/2015 - Somos mais de 500 mil!