Lifan Experience

As 10 rotas inesquecíveis para fazer de carro pelo Brasil

03/01/2017

Algumas rotas brasileiras te ajudam a desbravar a imensidão que é nosso país, enquanto você descobre ainda paisagens selvagens, praias exuberantes e vilarejos e cidades que são apaixonantes.

Com mais de 1.8 milhão de km de estradas e trilhas de todos os tipos, nosso país é capaz de encantar os apaixonados por viagens de carro. Embora apenas uma média de 100 mil Km tenha pavimentação em bom estado, muitas rotas continuam convidativas, graças aos cenários que ajudam a descobrir. Destes roteiros, separamos os 10 melhores e apresentamos hoje para inspirar os viajantes que não resistem a uma road trip. Confira!

1 - Transpantaneira ou Rota do Pantanal

O Pantanal é, depois da selva Amazônica, o melhor lugar para os amantes da natureza. A biodiversidade da região que atravessa os estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul atrai biólogos, cientistas, ornitólogos e viajantes comuns.

Para este grupo de viajantes, nossa sugestão é percorrer a Transpantaneira, uma antiga estrada de terra batida, com menos de 165 km, que une as populações de Poconé e Porto Jofre. A rota deve ser feita em veículo 4x4 e passa por mais de 100 pontes de madeira suspensas sobre os numerosos pântanos cheios de vida.

Sua escolta será feita por garças, jabirus de garganta vermelha (ave emblemática do Pantanal), capivaras, jacarés (endêmicos da região), anacondas e, se tiver sorte, por um jaguar.

O ideal é percorrer a Transpantaneira em 3 ou 4 dias, passando as noites nas fazendas entre as águas pantanosas e caminhando a pé nessas terras onde a natureza ainda é soberana.
 

2 - Do Rio de Janeiro a Petrópolis

Em 1928, foi inaugurada a primeira rota pavimentada do Brasil unindo o Rio de Janeiro a Petrópolis em menos de 70 Km, duas cidades incríveis, que mesclam história, agito e contato intenso com a natureza.

O Rio é burburinho, praia, diversão, dança e monumentos; enquanto Petrópolis ainda conserva o ar imperial com bonitos edifícios que restaram como legado da época em que a cidade era residência de verão de imperadores brasileiros. A temperatura é agradável durante o ano todo e seu entorno natural que tanto encantou a aristocracia de séculos passados também vai fascinar você.

3 - Rota Transamazônica

Na década de 1970 e com a desculpa (muito discutível) de melhorar a qualidade de vida da gente que vivia nas profundezas da região selvagem da Amazônia, o governo militar brasileiro abriu uma ferida de terra vermelha no coração da selva amazônica.

Esta rota, basicamente sem pavimentação, une Cabedelo (Paraíba) com Benjamin Constant (Amazonas) e atravessa sete estados brasileiros ao longo de quase 5 mil Km. Uma aventura completa, ainda que a selva virgem, lamentavelmente, não te acompanhe por todo o trajeto.

4 - Rota de Porto Alegre a Gramado

Para visitar Gramado, nada melhor que comprar passagens aéreas para Porto Alegre, desembarcar ali e passar alguns dias conhecendo o agito cultural da capital gaúcha, para depois seguir viagem até uma das cidades mais europeias do Brasil. Também conhecido como Rota Romântica, o caminho tem 100 km de extensão e é cercado por flores, montanhas e cidadezinhas repletas do charme europeu, graças às colônias de imigrantes italianos, alemães e suíços que deixaram suas principais marcas na região.

5 - Rota do Rio de Janeiro a Paraty

Dirija-se ao sul para sair do Rio de Janeiro e percorra os 260 km pela costa atlântica que separam a cidade carioca de um dos lugares mais belos do Brasil: Paraty.

Vá sem pressa, aproveite a vista e pare uns dias em Ilha Grande, cujo acesso é feito pelo porto de Angra dos Reis. Ali, você vai fazer passeios em meio a matas fechadas, percorrer rotas em Caiaque, saborear peixes saborosos e frutos do mar frescos, antes de pegar de novo o carro e continuar a viagem até Paraty.

6 - Rota pela ilha de Florianópolis

Em Florianópolis, especificamente na costa leste, mais de vinte praias estão entre as preferidas dos viajantes. Pegue a estrada e comece a sua viagem pela exclusiva Jurerê e aproveite a vida noturna de Canasvieiras. Mais adiante, se prepare para relaxar em Barra da Lagoa e se aventurar nas praias do Mole e Joaquina, que são famosas entre os amantes dos esportes de prancha e mar.

Termine a rota se deliciando com a beleza natural das praias mais distantes da civilização, ao sul de Floripa. Caldeirão, Jacaré e Açores também são boas opções.

7 - Rota de Fortaleza a Jericoacoara

A capital cearense é a primeira parada para quem quer conhecer Jericoacoara, especialmente entre os viajantes que chegam de outros estados brasileiros. Antes de alugar um carro em Fortaleza e seguir viagem, aproveite os dias por ali conferindo suas atrações culturais e noite animada – dê uma atenção especial à noite de quinta-feira, quando acontece a tradicional caranguejada na cidade. Depois, caia na estrada que liga Fortaleza a Jericoacoara e que passa ainda por maravilhas como Cumbuco, Paraipaba, Guajirú e Lagoinha.

8 - Rota pelo Parque Nacional de Lençóis Maranhenses

O Parque Nacional de Lençóis Maranhenses abriga mais 70 km de dunas, que revelam várias lagoas de águas verdes e cristalinas, além de vilarejos que parecem ter parado no tempo, onde é possível curtir dias de pura tranquilidade. Aproveite as piscinas naturais ao passar com o carro em uma das barcaças que cruzam o rio na entrada do Parque.

9 - Estrada da Graciosa

Desembarque em Curitiba, onde ruas organizadas, parques, museus e um charmoso centro histórico proporcionam dias de visitações bem diversificados e animados. Após alguns dias descobrindo a capital paranaense, faça uma viagem de carro pela Estrada da Graciosa, um caminho antigo, que serve como acesso à região litorânea do Paraná. As curvas fechadas, mirantes naturais e restaurantes de comida típica farão parte das possibilidades de quem quiser fazer uma pausa antes de encerrar a rota em cidades como Morretes e Antonina.

10 – Estrada Parque da Serra, de Ilhéus a Itacaré

A primeira estrada inteiramente ecológica construída no Brasil tem 65 km de extensão e percorre o litoral baiano, ligando as cidades de Ilhéus e Itacaré. Ao longo do caminho, além das três unidades de conservação, você vai encontrar praias praticamente selvagens, cachoeiras em meio à mata fechada, passarelas, túneis e mirantes que permitem um momento mais demorado para admirar a beleza natural da região, formada por riquíssimas fauna e flora.

 

Fonte: Skyscanner