Lifan no mundo
Sobre a lifan motors

Lifan no Brasil

Em outubro de 2012 a LIFAN MOTORS assumiu a operação de sua marca no Brasil, cujos veículos eram até então importados e comercializados por um representante.

Com o estabelecimento da sede da empresa em uma nova estrutura administrativa em Salto, no interior de São Paulo – e com a operação da unidade fabril localizada na cidade de San José, no Uruguai – a empresa passou por completa reestruturação em todos os níveis.

Ela se preparou a partir daquele momento para o lançamento nacional do SUV X60 no primeiro semestre de 2013, e de dois novos produtos – o minitruck FOISON e o sedã compacto 530, que chegaram ao mercado em meados de 2014. O primeiro passo foi dado na unidade fabril localizada no Uruguai, onde a LIFAN MOTORS fez investimentos de U$ 55 milhões para adequá-la às necessidades estabelecidas pelas metas da empresa e pelas regras exigidas pelas leis brasileiras e do Uruguai.

Além da completa reformulação da linha existente, novos sistemas de controle para garantir a qualidade da montagem e dos produtos foram implantados, além dos ajustes para ampliação da capacidade de produção. A fábrica da LIFAN MOTORS no Uruguai tem hoje capacidade para produzir até 20 mil unidades em dois turnos de trabalho e abastece os mercados do Brasil, Uruguai, Argentina e Venezuela.

O lançamento do LIFAN X60, em maio de 2013, marcou decisivamente o início da mudança da imagem da empresa, o que foi amplamente reconhecido pela imprensa brasileira e refletiu-se rapidamente no sucesso das vendas do SUV X60. Isso impulsionou a ampliação da rede de concessionárias da marca em todo o Brasil e os novos lançamentos permitem à empresa projetar que até o final de 2014 estejam operando cerca de 80 concessionárias nas principais cidades do País.

A inauguração do Centro de Distribuição de Peças da LIFAN MOTORS, em novembro de 2013, localizado junto à sede da empresa, permitiu que a área de pós-vendas, vital para o sucesso da marca no Brasil, pudesse estabelecer e alcançar o nível de 92% de atendimento de peças e serviços, o que reflete a satisfação dos clientes da LIFAN MOTORS e a percepção da imprensa sobre a marca.

O lançamento do primeiro veículo comercial da LIFAN, o minitruck FOISON, que aconteceu em julho de 2014, e o lançamento do 530 em setembro do mesmo ano, estabelecem mais dois passos dados pela LIFAN MOTORS no Brasil para construir sua base sólida, o que lhe permite enxergar longe e estabelecer suas metas para um duradouro e promissor caminho no Brasil, sem dúvida hoje um dos mercados mais competitivos do mundo e com maior potencial de crescimento.

Operação no Brasil

No plano de globalização da LIFAN MOTORS, o mercado brasileiro é prioridade. Por isso, na região a LIFAN atua prioritariamente em duas frentes: a fábrica no Uruguai e a sede da empresa na cidade de Salto, no interior de São Paulo, onde está também o Centro de Distribuição de Peças.

A localização estratégica no centro do maior complexo rodoviário do maior estado brasileiro facilita à LIFAN MOTORS do Brasil oferecer uma completa estrutura de apoio para o desenvolvimento das atividades da marca, desde o desenvolvimento de fornecedores até os serviços pós-vendas aos consumidores em toda a região.

Esta estrutura conta não apenas com todos os recursos materiais e de equipamentos necessários, mas principalmente com a inteligência para operar positivamente estes recursos e alcançar com eficiência os resultados estabelecidos pelo corpo dirigente da LIFAN MOTORS.

A começar pela equipe de engenharia, que atua sempre na vanguarda do processo, desenvolvendo soluções próprias ou com fornecedores para o permanente processo de nacionalização dos veículos da marca no Brasil. Na mesma linha, o corpo de engenharia do Brasil trabalha junto à engenharia da equipe chinesa para aplicar nos veículos LIFAN para o mercado brasileiro as soluções mais adequadas às necessidades dos consumidores deste país.

No centro de todas as decisões da LIFAN MOTORS para o mercado brasileiro está a inteligência estratégica, área da empresa que atua fortemente em pesquisa e no acompanhamento de tudo o que ocorre no mercado brasileiro. O objetivo deste time, formado por profissionais brasileiros com diferentes formações e experiências, é municiar o grupo decisor da empresa na China e no Brasil com informações precisas e completas para que as decisões sobre todos os assuntos sejam tomadas na direção e no tempo corretos em relação ao que o mercado espera da marca LIFAN e alinhadas com os objetivos globais da companhia. O grande e permanente desafio da LIFAN MOTORS no Brasil é estabelecer o melhor padrão de atendimento à sua rede de concessionárias e, consequentemente, aos consumidores de seus produtos. Esse objetivo está dentro da política global da empresa, que tem como uma de suas metas tornar o Brasil uma referência mundial na distribuição de peças e veículos da marca. Por isso os investimentos e aprimoramentos não param nunca e o processo logístico de distribuição de peças, desde o pedido na China, ou aos fornecedores locais até a entrega na concessionária e indo além, verificando se o cliente ficou satisfeito com o atendimento ou o serviço prestado, tudo é completamente controlado on-line através das mais modernas ferramentas disponíveis ao segmento automotivo. LIFAN. Uma marca que olha para o futuro e respeita seu consumidor no presente.

O caminho da Marca

HONRA LIFAN

A LIFAN é um excepcional modelo para o desenvolvimento da economia privada, sendo reconhecida e elogiada por vários círculos da sociedade ao ganhar várias homenagens, como “Marca Chinesa Famosa”, “Centro de P&D de Nível Nacional”, “Cartão Nacional”, “Marca Famosa de Exportação”, “Companhia Chinesa de Melhor crédito”, “Companhia de Qualidade Avançada Nacional” e “Empresa de Inovação Científica e Tecnológica”. Premiada pelo Departamento de Comércio da China, a LIFAN foi nomeada como uma das melhores empresas pela Forbes e uma das 500 marcas mais valiosas do país, além de obter o reconhecimento pelo Instituto de Pesquisa de Valor Comercial da IBM como uma das 60 empresas chinesas capazes de alcançar a internacionalização.

Mr. Yin Mingshan, presidente do grupo LIFAN, recebeu títulos como “Prêmio de Contribuição Gloriosa pela Revitalização de Chongqing”, “Prêmio de Contribuição Excelente para o Gerenciamento de Qualidade Nacional”, “Excelente Empresa Privada por cuidar dos Funcionários”, “Excelente Representante para Construir o Socialismo com características Chinesas”, “Elite da Indústria Automotiva Chinesa”, “Prêmio de Caridade da China”, “Pioneirismo Excelente de Chongqing pelos 60 anos de aniversário da Fundação da Nova China”, e “Top 10 Personagens do Negócio do Ano de Chongqing”.

A Marca Lifan

Nos seus 22 anos de atuação, a LIFAN estabeleceu seis bases de produção de automóveis e motocicletas na China, com uma rede de distribuição espalhada por todo o país. “Se não houvera marca LIFAN, não haverá mercado para os produtos LIFAN”. Com este pensamento, o grupo dirigente da empresa, liderado por Yin Mingshan, sempre esteve atento para criar e inovar a marca. Dentre os muitos pontos importantes nesta estratégia estão a inovação científica, o controle de qualidade e a responsabilidade social, tudo amparado pelo forte investimento em comunicação e marketing bem-definidos, claros e diretos. De uma pequena empresa desconhecida em 1992, a LIFAN transformou-se em um grupo empresarial que conquistou grande reconhecimento nacional e internacional, como uma marca de grande valor.

A LIFAN trata futebol como um negócio sério. Por isso o Chongqing Lifan Futebol Clube tem excelente reputação no cenário nacional do esporte chinês. Da mesma forma, as atividades filantrópicas da empresa auxiliam diversas comunidades na China, e até o final de 2013 superaram a casa dos U$ 20 milhões e criaram mais de 40 mil empregos, além de terem criado 105 escolas em todo o país.

 

Cultura Empresarial

Assim como uma pessoa, a empresa deve sempre representar um espírito - por isso nós constantemente lembramos nossos colaboradores a respeito das ideias e provérbios que foram adquiridos da nossa experiência:

• Fazer parte da LIFAN é fazer com dedicação;
• Líderes generosos e funcionários dedicados fazem uma LIFAN promissora;
• Existem três maneiras de se obter lucratividade:

Monopolizando – não há possibilidade;
Especulando – não é nossa filosofia;
Inovando: esta é a maneira LIFAN de buscar incansavelmente o desenvolvimento;

• Sem variedade não há perspectiva de lucratividade sem qualidade não há perspectiva alguma;
• Quem ganha dinheiro na China é um vencedor no mercado. Quem ganha dinheiro no exterior é um herói nacional;
• A LIFAN prefere ser decepcionada por alguém do que decepcionar alguém;
• Se você não se esforçar em trabalhar hoje, irá se esforçar procurando trabalho amanhã;
• Trabalhar com integridade, recompensar clientes com generosidade;
• Respeitar os clientes como respeitamos nossos pais.

Qualidade Lifan

“Sem variedade, sem fortuna; sem qualidade, sem perspectiva”.

Desde a sua fundação, a LIFAN sempre considerou o controle de qualidade como sua questão fundamental. Desde a volta da visita à Coreia, Mr. Yin propôs e defendeu “aprender com a qualidade da Coreia, para construir a qualidade LIFAN”. Ele definiu o trabalho de qualidade como “projeto de presidente” e propôs “Inovação LIFAN, qualidade LIFAN”, considerando qualidade e eficiência como a nova estratégia do grupo. Aderindo à política de qualidade de “melhoria contínua, esforço para perfeição e criação de uma marca de ouro”, a LIFAN determinou seu novo caminho para crescer.

A companhia utiliza um rigoroso sistema de auditoria para assegurar que os processos sejam seguidos com bases científicas, aumentando a qualidade de peças e nível dos fornecedores. Através deste processo a LIFAN fortalece o controle e atribui a importância da supervisão e medição nos procedimentos. A persistência rigorosa no gerenciamento de qualidade contribui para a melhor aceitação da marca nos mercados de outros países.

Outubro de 2013: uma caravana de veículos LIFAN participou de uma grande jornada de Chongqing até Motuo, no Tibete, enfrentando os mais diversos terrenos e condições climáticas em cenários espetaculares.

Lifan Internacional

“Quem ganha dinheiro na China é um vencedor no mercado. Quem ganha dinheiro no exterior é um herói da nação” - Yin Mingshan.

Com o objetivo de tornar-se uma empresa global, a LIFAN adotou a estratégia de abrir portas para seus produtos nos mercados do exterior. O início deste processo se deu em 1998 e desde então os produtos da LIFAN foram vendidos para mais de 114 países. A LIFAN atua diretamente com escritórios de vendas nos mercados dos EUA, Alemanha, França, Itália e México.

As bases de produção de motocicletas no exterior estão no Vietnã, Turquia e Tailândia, enquanto as sete bases produtivas de automóveis estão na Rússia, Irã, Iraque, Uruguai, Etiópia, Azerbaijão e Vietnã. Esta expansão gradual para o exterior garantiu à LIFAN maior estabilidade produtiva e econômica, além de representar uma vantagem competitiva frente aos seus concorrentes.

 

Indústrias

Na China, a LIFAN MOTORS tem duas bases de produção de automóveis, que produzem uma variedade de veículos de passageiros que atendem a uma ampla gama de consumidores: 520, 520i, 320, 330, 530, 620, 630, X60, X50, 720, 820, e MPV. Como variação desta produção, a LIFAN MOTORS já desenvolve os carros elétricos 320EV e 620EV.

Inovação Lifan

O grupo LIFAN possui um centro de pesquisas e desenvolvimento de nível nacional e um centro de testes credenciado pelo Laboratório Nacional Chinês. Neles, são desenvolvidas tecnologias de liderança, como comando de válvula variável, motor bicombustível, energia elétrica, resfriamento de água, multiválvula e injeção elétrica para a área de motocicletas. Por esta característica, as patentes de invenção da LIFAN estão entre as top 50 nos centros de P&D de nível nacional nos segmentos de automóveis e motocicletas. Foram 8.607 solicitações de patentes no país e no exterior somente até o final de 2013, o que justifica o ótimo reconhecimento na área de inovação técnica, motivo pelo qual recebeu 13 prêmios nacionais e 200 municipais.

O centro de P&D de nível nacional da LIFAN é formado por instituições de pesquisa de automóveis e motocicletas com 800 técnicos bacharéis e mais de 90 técnicos com doutorado, mestrado e título sênior.

A LIFAN conta com uma equipe de pós-doutorados organizando pesquisas técnicas e avanços no aspecto de consumo de óleo, ruído, vibração e desempenho, além de desenvolver atributos como combustíveis para economizar energia ambiental, integração digital, design virtual e análises. A LIFAN desenvolveu diversas tecnologias, como motor de grande deslocamento, motor de resfriamento de água de médio e baixo deslocamentos, motor de injeção elétrica e motor de multiválvulas, que são referências da inovação técnica na indústria de motocicletas.

 

Propriedade Intelectual

A LIFAN sempre valoriza a criação, o gerenciamento, a utilização e a proteção da propriedade intelectual, por isso possui um gerenciamento do conhecimento ao estabelecer o sistema de pré-aviso, revisão, recompensa, avaliação e treinamento, motivo que lhe concedeu o prêmio “Sistema de Patente no Grupo Avançado Nacional”, sendo exemplo nacional em propriedade intelectual.

Os 4 Processos da Lifan Motors

ESTAMPARIA
A área de estamparia da LIFAN MOTORS é dotada de grande capacidade e versatilidade, atendendo com exatidão à necessidade da empresa. Todas as prensas hidráulicas possuem controle programável (PLC) e qualquer anomalia é imediatamente detectada, evitando perdas e atendendo aos altos índices de eficiência exigidos pelas mais rígidas normas internacionais de produção industrial.

SOLDA
São duas linhas principais de solda e várias linhas menores que se conectam, várias delas robotizadas. Todas contam com avançada estrutura suspensa de transporte, além de instrumentação para medição tridimensional e outros equipamentos avançados de inspeção. Há também cinco pontos de controle de qualidade que examinam toda a carroceria e chassi do automóvel, verificando diferenças de superfície, encaixes, alinhamentos, bordas e uniformidade de todo o conjunto.

PINTURA
A pintura na LIFAN MOTORS é totalmente robotizada, e nesta condição todo o processo de pintura é comandado por computador e é totalmente automatizado. A seleção de cor, a mistura de tonalidades, o volume de tinta e o formato do spray são pré-programados, o que garante a qualidade da pintura e a intensidade do brilho na medida correta. Toda a carroceria passa por vários banhos antes de receber a camada de tinta na cor programada. Na fase de pintura há seis pontos de controle de qualidade para evitar falhas no processo seguinte.

MONTAGEM
As linhas de montagem na LIFAN MOTORS são alimentadas automaticamente de acordo com o controle de produção e são divididas em várias sublinhas que alimentam as linhas principais: eixos e rodas, chassi e motor, piso e tapeçaria, e segurança do produto. Todo o processo é permeado por diversos pontos de controle de qualidade: inspeção do motor, inspeção dos eixos, inspeção do chassi, inspeção do sistema de freios e ABS, inspeção de instrumentação e parte elétrica, além de todos os testes finais que verificam todos os automóveis produzidos.